Kroma Energia é listada entre as maiores empresas de energia do Brasil

A Kroma Energia, empresa pernambucana de comercialização, gestão e geração de energia, está presente pelo quarto ano consecutivo no ranking Valor 1000, um dos mais importantes levantamentos anuais sobre as maiores empresas do Brasil. A companhia se destaca no setor elétrico, com resultados notáveis em um ano de investimentos e crescimento.

A edição 2025 do ranking, divulgado pelo jornal Valor Econômico, analisou o desempenho de empresas de todo o país, agrupadas em 28 categorias estratégicas para a economia. A Kroma Energia se posicionou entre as 45 companhias do setor de Energia Elétrica, ocupando o 32º em Lucro Líquido. No cenário regional, a Kroma está entre as quatro companhias de energia elétrica do Nordeste presentes no ranking. Já em Pernambuco, apenas 13 empresas foram listadas, sendo duas do setor elétrico.

O desempenho da empresa no ranking reflete o avanço em seus projetos e a sua contribuição para a transição energética no Brasil. “Ao possibilitar que mais empresas migrem para o Mercado Livre de Energia e adotem fontes renováveis, estamos promovendo não apenas a redução de custos para nossos clientes, mas também contribuindo de maneira decisiva para a construção de um futuro mais sustentável”, afirmou Rodrigo Mello, CEO do Grupo Kroma.

Em 2024, a atuação da Kroma resultou na não emissão de 22.378,94 toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de mais de 156 mil árvores. Além disso, a empresa gerou uma economia de mais de R$ 77 milhões para seus clientes. A companhia também ampliou seus investimentos em geração de energia renovável. Em 2024, a Kroma atingiu a marca de 5,7 GW em seu portfólio de projetos. Entre os destaques, está o início da construção do Complexo Solar Arapuá, no Ceará, com um investimento de R$ 800 milhões e previsão de capacidade de 247 MWp. Outro marco foi a entrada em operação comercial do Complexo Solar São Pedro e Paulo, em Pernambuco, com capacidade de 101 MWp.

Com 17 anos de atuação, a Kroma Energia segue investindo no desenvolvimento de fontes renováveis e se consolida como um agente relevante na transformação do setor energético brasileiro.

*Via Assessoria