“Receber quatro prêmios em Cannes é uma conquista gigante, mas o mais importante é dar visibilidade a uma pauta tão urgente: a desigualdade no cuidado médico causada pelo racismo e pelos vieses estruturais que ainda persistem na medicina. Estamos colocando a educação no centro da transformação, trazendo luz para um problema real, que atinge milhões de brasileiros. Com o Mediversidade, formamos médicos mais conscientes, mais humanos e mais preparados para cuidar de todas as vidas. Nossa missão, no Instituto Yduqs e no IDOMED, é esta: ser agentes de mudança que vai além das salas de aula e impacta diretamente a sociedade”, destaca Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
O insight do filme e do livro surgiu a partir dos estudos do programa Mediversidade, que busca ampliar a inclusão de diferentes etnias e contextos sociais na formação médica no Brasil. Um dado que ilustra a urgência do tema é que apenas 3% dos médicos no país são negros, segundo o Conselho Federal de Medicina (2023).
“Receber dois ouros, um bronze e o Gran Pix, em Cannes com o Corpo Preto é um reconhecimento internacional que reforça a urgência de olharmos com profundidade para o racismo estrutural na saúde. Este projeto é mais do que uma obra editorial — é um instrumento de transformação social e educacional. No IDOMED, acreditamos que a mudança começa na formação médica. Com o programa Mediversidade, estamos preparando profissionais mais conscientes, empáticos e preparados para cuidar de todas as vidas. Essa conquista é um marco para a educação médica brasileira e um incentivo poderoso para continuarmos promovendo uma medicina mais justa e inclusiva”, afirma Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED.
“Ser reconhecidos com um Grand Prix e mais três Leões em Cannes mostra que o marketing pode — e deve — ocupar um papel ativo na transformação social. Nigrum Corpus nasceu de um propósito verdadeiro e foi traduzido em uma narrativa potente e necessária. É um orgulho imenso ver a Yduqs ser premiada por dar visibilidade a temas urgentes com coragem, relevância e criatividade — e mais ainda pelo time incrível que conduziu essa iniciativa com tanta sensibilidade e excelência”, complementa Marcel Desco, vice-presidente de Marketing da Yduqs.
*Via Assessoria