Primeira exibição será no dia 14 de maio no Bar Super 8 e terá bate-papo sobre o processo criativo com artistas e intérprete de libras
Como resultado de investigação da artista da dança e performer Drica Ayub, em diálogo com a pesquisa da dupla de músicos da banda Forró Mourisco, Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio, a música “Longa Repentino” agora ganha a roupagem de uma videodança que tem como fio condutor o resgate da ancestralidade nordestina muito influenciada pela cultura árabe e suas históricas migrações. Em uma conversa entre Oud (antecessor do Alaúde) e rabeca, som e corpo, dança e desenho, imagem ficcional e real, a videodança poderá ser assistida pela primeira vez no próximo dia 14 de maio (quarta-feira), às 20h, gratuito e aberto ao público, no Bar Super 8, que fica na Rua Mamede Simões, Centro do Recife.
O evento, que contará com interpretação em libras, terá bate-papo entre o músico e etnomusicólogo Lucas Oliveira e o músico Rodrigo Gondão sobre a influência árabe na música nordestina, e também sobre o processo de criação com Drica Ayub, criadora,roteirista e performer da videodança, e com Natalia Correa, também roteirista e diretora da obra.
“A videodança faz referência às migrações desérticas e aos deslocamentos étnicos, desenhando uma narrativa histórica que é dançada sobre a fusão das sonoridades nordestinas e árabes experimentadas pela banda Forró Mourisco. Dança, música e desenho se misturam de forma onírica, costuram e moldam a imagem transmitindo as sensações para a tela neste espaço ficcional, também com um tom documental por abordarem os deslocamentos diaspóricos característicos da história dos povos em uma viagem às paisagens, às referências históricas e suas bases culturais mouras que influenciaram direta e indiretamente as nossas manifestações, principalmente a música nordestina. Outros aspectos e heranças do povo negro também se entremeiam quando trazemos o corpo em dança e seus conteúdos para a imagem-cena. Aspectos esses característicos da cultura pernambucana e suas danças populares, como o frevo, o maracatu rural, a capoeira e o cavalo marinho”, expressa a performer Drica Ayub.
A videodança da música “Longa Repentino” foi gravada no Vale da Lua, situado na Vila Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho, litoral Sul de Pernambuco. Encarnada na obra e em cena como uma peregrina, a performer Drica Ayub carrega consigo um cajado que se torna elemento essencial na criação dos cenários. A figura da mulher peregrina, que representa a própria passagem da cultura moura pelos países, também cria, transforma e interage com a paisagem local, deixando marcas visíveis e invisíveis em desenhos que contam histórias. Os desenhos no chão e no espaço na videodança simbolizam as marcas deixadas pela cultura moura e suas influências na construção das culturas mundiais.
A música “Longa Repentino”, já gravada em single em 2023, resulta da pesquisa e fusão sonora dos músicos e pesquisadores Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio. Numa conversa entre o baião de repente e a música árabe, herança sobretudo do norte de África, a experimentação musical da dupla cria e apresenta novas paisagens, abrindo espaço para investigações sonoras e propondo novas possibilidades de construções artísticas para a música, sobretudo o forró instrumental.
“O diálogo entre linguagens artísticas, culturas e estéticas, visibilizando e valorizando a cultura nordestina e suas origens, abre perspectivas que podem gerar novas pesquisas e atuações no campo das artes cênicas, visuais e também para a música e arte sonora. A ideia da videodança foi adicionar camadas à música ‘Longa Repentino’ da banda Forró Mourisco, abrindo espaço para outras escutas e percepções. A videodança é uma narrativa corporificada das histórias que desejamos contar, em um cenário real e sobreposto a um cenário imaginário animado pelo ilustrador Toni Braga”, detalha Drica Ayub.
Após os eventos de lançamento da videodança, a obra audiovisual será disponibilizada nos perfis do Youtube da banda Forró Mourisco e da artista Drica Ayub, a partir do dia 10 de junho. O single homônimo da videodança, “Longa Repentino”, já pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming.
Ações de lançamento e difusão da videodança “Longa Repentino”:
14/05 – 20h: Lançamento da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO no bar Super 8 (Rua Mamede Simões) com bate papo com o músico e etnomusicólogo Lucas Oliveira e o músico Rodrigo Gondão a respeito da influência árabe na música nordestina e sobre o processo de criação com Drica Ayub, roteirista e performer, e Natalia Correa, roteirista e diretora com intérprete de libras
17/05 – 20h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO e show da dupla FORRÓ MOURISCO na Casa Lontra (Rua Bispo Cardoso Ayres, 72, Boa Vista)
25/05 – 17h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO e show da dupla FORRÓ MOURISCO na Alma Arte Café (Olinda)
06/06 – 11h: Exibição da VIDEODANÇA LONGA REPENTINO com AUDIODESCRIÇÃO e pocket show na Associação Beneficente de Cegos do Recife (Assobecer)
Ficha Técnica – Videodança da música “Longa Repentino”:
Produção Executiva e Coordenação de Produção: Drica Ayub
Concepção, Criação e Performance: Drica Ayub
Direção e Montagem: Natália Correa
Roteiro: Drica Ayub e Natália Corrêa
Direção de Movimento: Rebeca Gondim
Direção de Fotografia: Rodrigo Garcia
Assistente de Produção: Rebeka Barbalho
Assistente de Câmera: Rodrigo Serafim
Desenhos: Toni Braga
Foley: Johann Brehmer
Design Gráfico e Colorização: Rodrigo Garcia
Equipe de Audiodescrição: Ferva Acessibilidade: Vanessa Marques
Música: Forró Mourisco (Rodrigo Gondão e Rannier Venâncio)
Assessoria de Imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)
*Via Assessoria