Aya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão promove inclusão no curso de medicina

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado nesta segunda-feira, 14 de abril

O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, celebrado nesta segunda-feira, 14 de abril, reforça a importância do acesso à educação para todas as pessoas, independente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais. A data é um marco para promover reflexões e ações que garantam um ambiente acadêmico mais acessível, equitativo e democrático. Em meio a este cenário, a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão tem se destacado como referência no compromisso com a inclusão educacional. Com diversas iniciativas voltadas para a acessibilidade e o acolhimento de alunos com deficiência, a instituição busca garantir que o direito à educação seja uma realidade para todos.

Entre as principais ações inclusivas promovidas pela instituição está a infraestrutura adaptada. Todos os espaços físicos estão projetados para atender às normas de acessibilidade, com elevador, sinalização tátil e banheiros adaptados, garantindo plena mobilidade e autonomia a pessoas com deficiência. “Investimos em ferramentas e recursos tecnológicos que permitem o aprendizado adaptado, como softwares de leitura para alunos com deficiência visual e plataformas de ensino inclusivas”, explica a pedagoga Tatiana Feijó, do Núcleo de Experiência Discente (NED).

Outra ação inclusiva é o Apoio Pedagógico Personalizado. Os docentes e colaboradores são treinados para acolher e atender às necessidades de todos os estudantes, com planos de ensino individualizados e metodologias que respeitem as diferentes formas de aprendizado. “Tivemos a participação da aluna Aluisya Paiva, que é neurodivergente em uma oficina da Semana de Desenvolvimento Docente, para que os professores pudessem entender como alunos neurodivergentes se sentem em determinadas situações dentro e fora de sala de aula”, fala Tatiana. Os alunos têm disponibilidade de tempo extra em realização de provas práticas e teóricas e têm algumas necessidades específicas atendidas de acordo com a demanda de cada estudante.

Além disso, a Afya Jaboatão promove a Conscientização e Formação, através da realização de campanhas de conscientização sobre inclusão e diversidade, promovendo uma cultura de respeito e empatia entre alunos, professores e colaboradores. “Mantemos ainda um Canal de Comunicação Aberto, dedicado para que alunos e colaboradores possam sugerir melhorias ou reportar necessidades específicas, fortalecendo o diálogo e a transparência”, completa a pedagoga.

Comissão de Inclusão e Acessibilidade (CIA)

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão também conta com a Comissão de Inclusão e Acessibilidade (CIA). O principal objetivo é discutir, propor e implementar melhorias nas políticas relacionadas à acessibilidade em diversas áreas, tais como Infraestrutura Acessível, Acessibilidade Pedagógica e Curricular, Acessibilidade na Comunicação, além de incentivar a Pesquisa e Inovação em Acessibilidade dentro da instituição.

A coordenação da CIA fica a cargo do Núcleo de Experiência Discente (NED) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais altamente qualificados, incluindo, um coordenador de Pesquisa e Extensão, técnico Administrativo (pessoa com deficiência), representante discente (preferencialmente pessoa com deficiência), representante Docente (preferencialmente membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED) e psicopedagogo institucional. Essa equipe diversificada e especializada garante uma abordagem ampla e eficaz na promoção da inclusão e acessibilidade em todas as esferas da instituição.

 

*Via Assessoria