Organizada em fases, a obra vai dar destaque ao conceito de Centro Cultural e trazer melhorias para os Centros de Educação e de Lazer já existentes no equipamento
Mais cultura, diversidade e ações conectadas com a comunidade é o que o Sesc Pernambuco pretende oferecer a Santo Amaro, a partir da reforma de sua unidade, em funcionamento no bairro há 55 anos. A obra tem investimento total de R$ 20 milhões, valor que inclui a parte de engenharia e compra de mobiliários e equipamentos, e deverá se estender pelos próximos dois anos, sendo modulada por fases.
Trata-se da primeira grande reforma que a unidade, composta por dois blocos erguidos em um quarteirão inteiro, passará desde sua inauguração, em 1969. “Estudamos a possibilidade de melhorar a qualidade de nossos serviços, modernizar e aprimorar nossos ambientes e oferecer novos projetos à comunidade de Santo Amaro. Tudo isso com apoio do Departamento Nacional do Sesc, responsável, ao nosso lado, pelo aporte necessário para tanto”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
Na configuração original do prédio, a unidade já dispunha de um Centro Educacional, onde aconteciam as aulas da escola regular, e também de um Centro de Lazer que contava com quadra poliesportiva e academia de musculação. A grande mudança trazida com a obra é a ampliação do centro cultural, por meio de uma expansão robusta de seus serviços, através da oferta de salas de aula dedicadas à realização de ações formativas em Artes Visuais, Literatura, Música e Teatro, em um espaço completamente requalificado e integrado aos equipamentos culturais já existentes na Unidade, como o teatro e a galeria de artes.
“Na prática, o Sesc Santo Amaro passa a dedicar ainda mais atenção e esforços para as atividades culturais que já desenvolvia, posicionando-se como Centro Cultural, um espaço de convivência para o público com tais propósitos”, sintetiza o diretor regional do Sesc em Pernambuco, Oswaldo Ramos. Para o gerente de Cultura do Sesc, Rudimar Constâncio, a iniciativa confirma a tradição do Sesc Santo Amaro na formação de atores, bailarinos, músicos, artistas visuais e, agora interligados pelo desafio maior da economia criativa.
“Não estamos falando das expressões artísticas apenas, mas da conexão de nossas atividades com a personalidade do bairro, do modo de viver, das necessidades e potências que temos na região”, explica Ricardo Melo, gerente do Sesc Santo Amaro.
Ailma Andrade, professora de artes no Sesc Santo Amaro, lembra que a cultura também está integrada à gastronomia, à arte/educação, ao lazer e aos esportes e, como as novidades, isso será ainda mais considerado no desenvolvimento das atividades. Atualmente, a unidade já promove ações com esses intuitos em espaços como a Praça de Campo Santo. Nela, são realizadas feira agroecológica semanalmente e Feira Criativa, com expositores, atividades recreativas e apresentações culturais mensais.
Reforma por dentro – considerando os diversos espaços que compõem a estrutura física do Sesc Santo Amaro, no bloco cuja entrada se dá pela Praça do Campo Santo, a reforma trará um moderno salão de eventos, melhorias no ginásio e na academia de ginástica e de musculação, salas exclusivas para as turmas de música, teatro, dança e laboratório de autoria literária, abrindo espaço, inclusive para um novo curso de formação em dança profissional inédito no Sesc, e revestimento acústico nos espaços. Também será feito um reposicionamento no espaço da biblioteca, para ampliar sua visibilidade e facilitar o acesso, tornando-a mais interativa, podendo receber públicos diversos em atividades e encontros lúdicos.
No primeiro andar desse prédio, o foco dedicado ao aprendizado escolar. Entre as mudanças, estão espaços exclusivos para o Trela, projeto que oferece atividades de aprendizado e desenvolvimento artístico destinado a crianças de 6 a 14 anos; o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), para dar apoio e suporte no cuidado com os estudantes e suas famílias; e o Sesc Lab, voltado para Cultura Maker, fabricação digital e robótica educacional. Afora isso, o andar terá novas salas que poderão comportar até 300 estudantes das turmas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Já o bloco lateral, com entrada para a Rua 13 de Maio, continuará abrigando a Galeria de Artes Corbiniano Lins, com um espaço para a experimentação, denominado de Ateliê de experimentação com vários cursos na área das artes visuais a estrutura administrativa, a cozinha e o restaurante. Aberto ao público, o equipamento terá estrutura, cardápio e mobiliário modernizados, que permitirão dobrar a capacidade de produção para atendimento no local e no formato delivery, através do serviço Sesquentinha.
Ajustes temporários – Em função das fases da obra, o restaurante foi fechado provisoriamente, mas uma cantina foi instalada ofertando lanches e refeições rápidas. A Agência Central de Turismo também passou por mudança e os clientes ganharam mais comodidade para comprar os pacotes nos hotéis, passeios e excursões, pois o Sesc passou a comercializar tais serviços em todas as Centrais de Relacionamento existentes nas outras unidades da instituição. O serviço de marmita Sesquentinha também segue ativo, tendo sua comercialização temporariamente remanejada para o Sesc Santa Rita, com opção de delivery.
*Via Assessoria