Mais um carnaval se aproxima. Pelas ruas já é possível esbarrar com várias prévias, sejam blocos ou grandes festas em locais fechados. A animação não deve ser motivo para esquecer de cuidar da saúde. Afinal, quem está disposto a aproveitar os quatro dias de festa precisa deixar o corpo bem fortalecido. Para cair na folia sem colocar a saúde em risco, a primeira dica é cuidar da alimentação.
“No período de carnaval é comum os foliões passarem longos períodos na rua, indo de um bloco para outro. Isso pode favorecer tanto a ingestão inadequada de alimentos como também uma privação de nutrientes, podendo gerar fadiga, desidratação, dores abdominais, entre outros sintomas”, explica o médico da família Orisvaldo Gonçalves, professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão.
O ideal é priorizar alimentos ricos em nutrientes com boas fontes de energia, como os carboidratos (arroz, macarrão, batata, pão e cereais), preferencialmente integrais, os quais oferecem também uma maior saciedade. “Deve-se evitar alimentos ricos em gordura saturada, açúcares refinados e sal em excesso. Frituras, doces em grande quantidade, alimentos processados e bebidas açucaradas podem levar a desconfortos gastrointestinais e desidratação”, orienta.
Para quem costuma consumir alimentos vendidos por ambulantes, o médico fala que é importante verificar se a comida está devidamente armazenada e manipulada com higiene (se os vendedores estão devidamente equipados com máscaras, toucas e luvas). A preferência deve ser alimentos cozidos e grelhados, e evitar os que ficam expostos por longos períodos, pois podem representar riscos à saúde.
Além de repor as energias com a alimentação também é importante estar atento à hidratação. O líquido perdido na transpiração faz com que perca também sais minerais importantes para o organismo como sódio, potássio, magnésio e cloro, que devem ser repostos. “Neste caso é importante o consumo de isotônicos que repõem de forma rápida esses minerais e o líquido no organismo. Ingerir pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia irá ajudar no bom funcionamento dos rins, na digestão e no bom funcionamento do intestino”, afirma o professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão.
Outro cuidado importante para a saúde é quanto à ingestão de bebida alcoólica. “O álcool deve ser consumido com moderação, intercalando com água e nunca com o estômago vazio. Isso diminuirá o risco de embriaguez e o desenvolvimento de sintomas gastrintestinais (dores, náuseas), tonturas, entre outros.
Além da alimentação e hidratação, há outros cuidados com o corpo, como fazer alongamentos antes da festa e usar sapatos confortáveis. “Um cuidado simples que pode evitar muitas ‘dores de cabeça’, o alongamento prepara o corpo para a atividade intensa da folia, visando evitar quadros como dores nas costas e distensão muscular, por exemplo”, fala Orisvaldo Gonçalves. “Dê preferência por sapatos fechados, confortáveis, a fim de evitar quedas, torção, ferimentos com vidros, além de preservar a integridade da pele dos pés, permitindo curtir todos os dias da festa”, recomenda.
O uso do protetor solar também não pode ser esquecido. O produto é fundamental para proteger a pele dos raios solares, evitando doenças como câncer de pele, queimaduras, bem como retardar o envelhecimento da pele. “No carnaval, o cuidado deve ser redobrado devido à maior exposição ao sol. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado em torno de 3 em 3 horas ou sempre que necessário. De preferência ao que tiver Fator de Proteção Solar (FPS) 30, mas se a pele for mais clara, optar por um FPS acima de 50”, prescreve ele.
O médico da família Orisvaldo Gonçalves, professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, ainda chama a atenção para a importância de dormir bem. “O sono é parte importante, se não a mais importante, durante o carnaval para garantir que o corpo se recupere adequadamente do ritmo intenso das festividades. A privação de sono pode levar à fadiga e diminuição da imunidade. Priorizar um bom descanso garante bem-estar ao longo do período, ajudando na resistência física e mental”, completa.
*Via Assessoria