Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam o crescimento econômico no setor maior que no ano passado. Mercado de Pernambuco deve aquecer
Com a proximidade do carnaval, que encanta e diverte milhares de foliões espalhados por todo o Brasil, o período também é bastante aguardado e visto com muito entusiasmo pelo setor do comércio e turismo, pois é visto como uma época de maior lucratividade no ano. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) neste ano está previsto um crescimento de 15% no faturamento superior ao de 2023, que gerou R$ 8 Bi. A expectativa é uma alavancagem nos setores de hotéis, aéreo, restaurantes e transporte.
De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, a economia local de Pernambuco também tem a oportunidade de crescer ainda mais e de forma significativa. O setor hoteleiro, gastronômico, estético, as locadoras de veículos, os serviços de aplicativo de transporte e comércio local têm a oportunidade de alavancar suas vendas antes e durante a festa. “E, por incrível que pareça, as praças de alimentação de shoppings centers também ficam lotadas, porque as pessoas sentem-se mais confortáveis para fazer suas refeições, com grande variedade de cardápios”, explica.
Ainda segundo Lytiene, Pernambuco tem uma grande movimentação de pessoas nessa época, pois a cidade do Recife tem uma tradição com essa festividade e um marketing muito forte com o frevo, cultura afro, festa multicultural, sendo um dos blocos mais famosos, o Galo da Madrugada, que sempre atinge uma quantidade maior de foliões. Olinda e o seu centro histórico, tem as tradicionais festas na ladeira e o místico Homem da Meia Noite.
“Contudo, em meio a folia, as pessoas frequentam as praias, descansam nos hotéis, visitam várias localidades. Cabo de Santo Agostinho possui no litoral nove praias, é o município com a melhor oferta desse atrativo. Em Ipojuca estão as mais famosas, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto. E não podemos esquecer Tamandaré e Praia dos Carneiros. É muita oferta com boas condições para atender aos turistas, por isso, essa movimentação financeira no período”, finaliza.
*Via Assessoria