Com a divulgação do resultado do ENEM, Instituições privadas de Ensino Superior abrem possibilidade de ingresso através da nota obtida no Exame
Este momento de início de ano é muito propício para pensar sobre as conquistas obtidas ao longo dos últimos meses e para planejar os objetivos para 2024. Um desses, para muitos, é ingressar em uma faculdade para cursar um novo curso. Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, que saiu nessa terça, 16 de janeiro, muitas instituições particulares abrem a possibilidade de ingresso através da nota obtida no Exame, como o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), por exemplo.
Para que seja feita a escolha do novo curso e a nova área de forma exitosa, deve ser levado determinados fatores em conta, a fim de que a mudança seja realizada sem complicações.
Mas para que isso aconteça, o primeiro passo é realizar uma avalição da vida, explica a professora Marianna Pontual, Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e docente do curso de Recursos Humanos do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG). “O primeiro passo é realizar uma autoavaliação honesta para identificar seus interesses, habilidades e valores. Isso ajuda a definir claramente seus objetivos na nova carreira. Dessa forma, o primeiro passo é ter um objetivo claro do que você quer profissionalmente”.
Quando se decide deixar a atual profissão de lado em busca de uma nova carreira, o cuidado na escolha deste novo caminho deve ser redobrado. “Considere suas habilidades que irão te ajudar na nova área, a demanda do mercado na nova área, a necessidade de novas qualificações e o suporte emocional. Planeje cuidadosamente para minimizar riscos”, orienta Marianna. Vale também conversar com pessoas próximas que atuem nas áreas desejadas para aprender por meio das experiências delas.
Com o objetivo decidido, é importante definir o caminho que vai levar até ele, ter muita disciplina e conciliar o trabalho atual com a prática e os estudos necessários para mudar de vez de carreira. A trajetória da mudança pode ser muito cansativa, então é preciso ter foco e fazer alguns sacrifícios para que o objetivo não seja só um sonho, mas algo tangível, real.
“Não existe exatamente um momento certo. Avalie sua situação financeira, pessoal e profissional. Se sentir que a mudança é necessária e estiver preparado, é o momento certo para você. Se você esperar o momento certo, talvez ele nunca chegue”, conclui Marianna.
Dicas para iniciar uma nova carreira:
1º Pesquise a nova área: Conheça as tendências, demandas e desafios;
2º Adquira habilidades relevantes: Invista em treinamento ou cursos, se necessário;
3º Networking: Conecte-se com profissionais da área desejada para insights valiosos;
4º Faça um plano financeiro: Esteja preparado para possíveis desafios financeiros durante a transição;
5º Seja resiliente: Mudanças de carreira podem levar tempo. Mantenha-se persistente e positivo.
*Via Assessoria