O RioMar Recife alcançou a mais elevada etiqueta de reconhecimento da eficiência energética do mercado brasileiro e passa a ser o único shopping do Estado com esse padrão. A chancela é dada dentro do processo de etiquetagem no PBE-EDIFCA com avaliação da conformidade energética de edificações Nível A e é a mais elevada certificação na categoria feita pelo INMETRO. O reconhecimento teve como base três pilares: iluminação, sistema de ar-condicionado e materiais usados na construção e que beneficiam a redução de demanda energética. As medidas combinadas resultam em uma demanda 35% inferior a um shopping convencional.
No caso da Iluminação, os equipamentos utilizados são de alto rendimento. Já o sistema de ar-condicionado utiliza recursos tecnológicos, tais como vigas frias e piso radiante. Ele também é automatizado e com maior independência, o que permite regulação automática da necessidade de resfriamento a partir do fluxo de clientes no mall, repercutindo em conforto térmico aos visitantes e, ao mesmo tempo, com baixo consumo. O terceiro ponto levou em conta os materiais utilizados na fachada e cobertura do shopping com efeitos no consumo. Os vidros do shopping são capazes de reduzir a entrada de calor, o que impacta em menos carga para o sistema de ar condicionado. A arquitetura também permite ganhos. Os domos de vidro proporcionam aproveitamento de 100% da iluminação natural, reduzindo em 70% a demanda energética entre 10h e 17h.
O conjunto de iniciativas modernas e mais conectadas com as demandas atuais, com consciência sobre o consumo de recursos naturais, demandaram investimentos 15% superiores a uma edificação do mesmo porte usando sistemas construtivos e operacionais mais tradicionais e sem os mesmos ganhos em relação ao consumo. O RioMar Recife foi inaugurado em 2012, após dois anos de obras, e está entre os maiores empreendimentos em área de loja do País.
*Via Assessoria