Formato semipresencial é criado para atender a todos os perfis educacionais e socioeconômicos
Um ano já se passou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com ela vieram mudanças significativas em diversos setores da economia. Na Educação, por exemplo, embora o ensino a distância já venha crescendo há alguns anos, experimentamos uma transformação nos últimos meses, com a ampliação do uso da tecnologia. O segundo semestre letivo de 2021 será marcado por uma importante novidade: a oferta de modelos híbridos, para atender a múltiplos perfis. Os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado a partir dos recursos tecnológicos, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos, entre outros fatores.
A demanda dos estudantes por um modelo mais flexível levou as instituições de ensino a criarem ovos modelos. O UniFBV, por exemplo, investe no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Para atender a essa nova demanda, o UniFBV criou um modelo semipresencial em cursos de diferentes áreas, como exatas, humanas, saúde, entre outras, com o mesmo currículo e validade do diploma dos cursos já existentes. Nessa integração entre o digital e o presencial, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade do aluno cursar, também, disciplinas presenciais, garantindo, assim, a experiência no campus, até duas vezes por semana.
Segundo o Gerente da Área de Produtos da instituição, Hugo Silva Santos Neto, a metodologia utilizada conecta a expertise do presencial à inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa.
“Utilizamos para o semipresencial a mesma matriz de outras modalidades. Dessa forma, conseguimos montar a união perfeita entre o modelo digital e presencial. Ideal para quem quer ter mais autonomia nos estudos e flexibilidade de horário, mas não renuncia à experiência em sala de aula. Além de permitir ao estudante ajustar o tempo de estudo à rotina pessoal e profissional, o nosso modelo de semipresencial ainda possibilita a escolha do aluno pelas disciplinas que quer estudar em cada formato. Com isso, conseguimos equilibrar a oferta e atender a todas as possibilidades para aqueles que também querem o contato presencial”, explica.
Além das novas ofertas no modelo híbrido, o UniFBV também revisitou seu modelo de ensino, inserindo atividades de campo e trazendo mais tecnologia para as mãos dos professores e alunos. Hugo comenta que os principais legados desse período serão o avanço no relacionamento com os alunos e mais possibilidades para os docentes.
“O UniFBV é uma instituição tradicional e de renome em nosso Município e visando atender a todo perfil de aluno vem se modificando e inovando na forma de ensinar. A Instituição oferece laboratórios super equipados, com infraestrutura nova e moderna, que busca entregar ao aluno qualidade de ensino e principalmente, satisfação pessoal. Nosso intuito como Instituição de Ensino Superior é transformar o aluno ao longo de sua jornada acadêmica, preparando-o com eficiência para o mercado de trabalho”, conclui Erika Machado, reitora da instituição.
Este cenário de pandemia, certamente, contribuiu para deixar os professores mais preparados digitalmente e quebrou o receio que alguns deles tinham de contato com o mundo digital, já que a tecnologia foi dominante no seu dia a dia de trabalho. O digital pode aumentar o tempo de contato do aluno com o professor, já que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora, se tornando uma espécie de dever de casa do Século XXI, em formato de quiz, podcast e testes adaptativos. O professor, portanto, passa a ter mais ferramentas à disposição.
“O professor é um eterno aprendiz. Nosso conteúdo robusto, com informações em diversos formatos, possibilita uma aula mais rica e maior retorno do aprendizado. Ao mesmo tempo, os alunos conseguem ter a experiência prática no campus, já com todo o conteúdo digital a seu favor”, explica a reitora do UniFBV.
O SuperVestibular do UniFBV, acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, e tem vagas disponíveis para 13 cursos oferecidos no modelo semipresencial, além de vagas para os cursos presencias e digitais. O vestibular é gratuito e será realizado mais uma vez de forma remota, atendendo aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, com o desempenho na avaliação, o candidato concorre a bolsas que podem chegar a 50% no início dos cursos e de 40% no restante da graduação. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site: https://inscricoes.
Sobre o UniFBV
O Centro Universitário UniFBV tem mais 21 anos de atuação no mercado e é parte de um dos maiores players da educação superior no Brasil, com quase 700 mil alunos, a YduQs. Hoje, é uma das faculdades que mais cresce em Pernambuco. A instituição é referência na formação de estudantes em mais de 40 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e o digital, além de 15 programas de pós-graduação e um mestrado profissional. Segundo o Índice Geral de Cursos divulgado em 2018, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixiera (INEP), o UniFBV foi considerado dentre os melhores, com nota 4 dentro do estado de Pernambuco e conceito 5 no MEC. O UniFBV, em Recife, conta com mais de três mil alunos e gera mais de 300 empregos diretos, entre professores e profissionais administrativos. Mais informações: https://www.
*Via Assessoria