Troça desfila pelas ruas do Recife Antigo com o tema “Gagau bebe local”
Para quem sempre celebrou Pernambuco no ritmo, chegou a hora de também celebrar no copo. Em 2020, a Troça Carnavalesca Mista Acorda pra Tomar Gagau terá como tema uma homenagem a um patrimônio material do Estado: nossas cervejarias, cachaças e até gin locais.
O folião da troça este ano vai experimentar o primeiro festival etílico carnavalesco do país que contará com a presença das principais marcas pernambucanas. As cervejarias PattLou, Ekäut, Debron Riffen, Capunga, Manguezal e FriedaHaus, além do gin Abyssal, da cachaça Pitú e dos sucos Palmeiron, marcarão presença abastecendo as mamadeiras da turma do Gagau. Nada mais justo para uma edição cujo tema é “Gagau bebe local”.
“O gagau sempre foi um bloco com a tradição de festejar o carnaval com milhares de foliões pelas ruas do Recife. Neste ano, nossa festa continuará sendo assim: desfile aberto, muito frevo e, claro, as cervejas da nossa terra”, destacou Leonardo Siebra, presidente da Troça.
Após o desfile aberto ao público, que começará na Rua do Apolo e seguirá pelas ruas do Recife Antigo ao som da tradicional Orquestra do Maestro Lessa, a troça encerrará suas atividades com os shows da Orquestra BackStage e da Banda Kid Camaleão, no Downtown Pub.
A camisa da agremiação, que garante seis cervejas durante o desfile e open bar com bebidas locais e o acesso aos shows de encerramento, custa R$ 110,00 e já está sendo vendida no Bar Relaxa o Bigode, em Casa Forte.
Conheça o Bloco
Criado no ano de 2003, o “Acorda Pra Tomar Gagau” surgiu por conta da música “Bebe Negão” do compositor Renato Fechine, que tornou-se um inesperado hit antes do carnaval. Em sua introdução, o cantor proclamava: Acorda pra Tomar Gagau. A frase tornou-se uma expressão corriqueira entre um grupo de amigos, que ligavam uns para os outros, convidando-se para iniciar os trabalhos etílicos logo pela manhã. Como o ápice da brincadeira foi próximo a folia de momo, o grupo de amigos resolveu transformar-se na Troça Carnavalesca Mista “Acorda pra Tomar Gagau”.
De lá pra cá, a história da troça conta com 17 desfiles, atrações do porte de Moraes Moreira, Monobloco, Seu Jorge, Mundo Livre S.A. e milhares de foliões. A agremiação já conseguiu reunir mais de 30 mil pessoas em uma edição, sempre mantendo o compromisso de levar o melhor do frevo em um desfile aberto para toda a população recifense.
SERVIÇO
18ª edição do Acorda Pra Tomar Gagau 2020
15 de Fevereiro – 12h
Local: Emporium64 (antigo Apolo Beer Café), Rua do Apolo, 164 (desfile)
Downtown Pub (festa de encerramento)
Ingressos: R$ 110
Vendas: Bar Relaxa o Bigode – Estrada das Ubaias, 356, Casa Forte
Programação:
12h – Concentração na Rua do Apolo
16h – Desfile ao som da Orquestra do Maestro Lessa
18h – Encerramento no Downtown Pub com Orquestra BackStage e Kid Camaleão
Sobre as atrações:
Orquestra do Maestro Lessa – José Bezerra da Silva, mais conhecido como Maestro Lessa se tornou uma figura onipresente no Carnaval. Pernambucano de Nazaré da Mata e filho de agricultor, topou com a música pela primeira vez aos 16 anos. Começou com o trombone de pisto, passando para o trombone de vara. Hoje, como maestro, a relação de blocos que contam com a batuta de Lessa, é extensa. No Acorda Pra Tomar Gagau, já é figurinha carimbada em todas as edições.
Orquestra Backstage – Unir a música regional nordestina, com a música do mundo. Esse é o objetivo da Orquestra Backstage, surgida em 2008, em meio a um grupo de amigos amantes de diversos gêneros musicais, tais como: Frevo, Forró, Reggae, Baião, Xote, Xaxado, Coco, Samba, Maracatu, Rock, Jazz, Mpb e Blues. Da fusão de todos estes ritmos que a Backstage encheu seu matulão de sonoridades e invadiu as ruas do Carnaval pernambucano, trazendo um repertório pra lá de especial. A princípio o Rock dos anos 70 tomou conta das ladeiras de Olinda vestido de Frevo e com uma sombrinha colorida na mão. A massa foi ao delírio, com aquela nova forma de curtir e dançar o Frevo-rock da Backstage.
Banda Kid Camaleão – Com balanço, simpatia e som de primeira qualidade, a banda Kid Camaleão vem fazendo sucesso e conquistando fãs por onde passa. Embalando as melhores festas, bares e eventos da cidade do Recife, o grupo revisita os clássicos dançantes da música popular brasileira. Ritmos afrodescendentes como ijexá, afoxé, samba e ciranda se intercalam com o rock, reggae, funk e breguinhas antigos, atribuindo ao projeto uma identidade singular. O repertório abrange o melhor da música baiana e pernambucana, indo de Caetano Veloso a Wilson Simonal, de Gilberto Gil a Jorge Ben, de Alceu Valença a Pepeu Gomes, de Luiz Caldas a Chiclete com Banana, de Reginaldo Rossi a Lenine; em releituras que estão fazendo bailar o público recifense.
*Via Assessoria