Mais um magistral confirmado na Campus Party Recife 2015

 


Parte da programação já está disponível no site do evento. Os ingressos estão quase acabando, mais de 3 mil já foram vendidos.

Falta pouco para a Campus Party Recife 2015 aportar no Centro de Convenções e é melhor correr para garantir um dos menos de 800 ingressos disponíveis para o evento. Ainda mais depois da divulgação da primeira parte da programação, que já conta com dois nomes de peso no mundo da tecnologia, inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital: o artista, compositor e ativista cyborg Neil Harbisson; e, agora, Lorrana Scarpioni, de 24 anos, CEO e co-fundadora do Bliive, além de ser considerada um dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pela revista de inovação MIT (Massachusetts Institute of Technology).

As novidades na grade de programação da quarta edição da Campus Party Recife 2015 podem ser acessadas por meio do http://recife.campus-party.org/conteudos/agenda. O conteúdo está dividido por palco, seis no total: Terra, Júpiter, Marte, Lua, Saturno e Vênus. Os nomes foram escolhidos em alusão ao livro ‘Da Terra à Lua’, de Julio Verne, que completa 150 de sua publicação e recebe a homenagem do evento. Dentre os principais assuntos, pode-se destacar o conteúdo digital para quem trabalha na WEB, com dicas e tendências para produtores.

Há ainda um bate-papo sobre como transformar empresas a partir da inteligência extraída das mídias sociais; interface cérebro-máquina: da ficção científica para a criação Startups; e, um dos temas mais esperados, uma discussão sobre os robôs romperem o isolamento nas indústrias e chegarem às casas das pessoas.

Já foram vendidas 3.232 entradas e o contador de campuseiros que estão garantindo a participação não para de atualizar. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 215, valor de segundo lote. Já não há mais a possibilidade de adquirir barracas, mas uma dica é dividir com algum amigo que conseguiu garantir o espaço.


Lorrana Scarpioni

Lorrana Scarpioni, de 24 anos, é considerada um dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos pela revista de inovação MIT (Massachusetts Institute of Technology). É também ganhadora do Prêmio Jovens Inspiradores 2013 e foi escolhida pela Revista ProXXima como terceiro profissional mais inovador em marketing e comunicação de 2014.

Advogada e Relações Públicas, estudou Direitos Humanos e História das Ideias Políticas na Universidade de Lisboa, Portugal. Como empreendedora social, desenvolveu projetos sociais em saúde da mulher e redução da pobreza, trabalhando hoje com sharing economy e inovação social.

Atualmente lidera a operação do Bliive no Reino Unido, através da iniciativa do UK Trade and Investment, Sirius Programme. A Bliive permite que o usuário se cadastre na plataforma e ofereça uma atividade, como, por exemplo, uma hora de aula de piano. Em troca, ele ganha um TimeMoney – moeda utilizada na plataforma. Depois, ele pode trocar o crédito por qualquer outra atividade oferecida por algum outro usuário da rede, como aulas de inglês ou de defesa pessoal básica, por exemplo. Os membros do site também podem doar o seu tempo livre em ONGs cadastradas pela Bliive.


Neil Harbisson: artista, compositor e ativista cyborg

Neil Harbisson é um artista, compositor e ativista cyborg catalão mais conhecido por sua capacidade de ouvir e perceber cores fora da capacidade de visão humana. Neil nasceu com acromatopsia, uma condição que só lhe permite ver tons na escala cinza.

Em 2003, ele participou do desenvolvimento do Eyeborg, um olho cibernético permanentemente ligado a sua cabeça que lhe permite reconhecer as frequências de cores através de condução óssea (incluindo infravermelhos e ultravioletas). Harbisson começou a se sentir como um cyborg, uma união entre o seu organismo e cibernética, quando começou a presenciar as cores em seus sonhos. Desde então, ele cria obras de arte sonocromáticas e performances que exploram a relação entre cor e som, e da relação entre corpos e cibernética.

Em 2010, ele co-fundou a Fundação Cyborg com Moon Ribas, uma organização internacional que tem como objetivo ajudar as pessoas que queiram se tornar cyborgs, defender seus direitos e promover o “cyborgismo” como um movimento artístico e social.

Em 2013, Neil implantou uma antena cirurgicamente em sua coluna que lhe permite não só perceber a cor como som, mas também a se conectar as cores que os outros podem ver. Ele acredita que esta nova antena abra novas possibilidades de comunicação que vão além dos nossos sentidos tradicionais.

Campus Party

A Campus Party surgiu em 1997, na Espanha. A procura de um evento que debate, vivencie e aprimore experiências na área de tecnologia foi tão grande que o evento se internacionalizou em 2008, chegando à Colômbia, México, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Equador e El Salvador. Em 2015, a Campus Party Brasil, em São Paulo, chegou a seu oitavo ano, oferecendo 600 horas de conteúdos para um público total de mais de 100 mil pessoas, dos quais oito mil eram campuseiros, vindos de 21 países e 27 estados brasileiros diferentes.

Em 2014, a Campus recebeu o maior público desde que uma edição especial do evento passou a ser realizado na capital pernambucana, alcançando a marca de 4 mil campuseiros em todos os dias do evento – o dobro da edição realizada em 2013. Em consequência, o número de barracas passou de 809 para 1.570, e o tamanho físico ocupado saiu de 12 mil para 27 mil metros quadrados.

Foram mais de 300 horas de workshops, conteúdos e palestras, com personalidades como Daniel Matros, Sean Carasso, Joe Penna, entre outros. Também foi no ano passado que pela primeira vez uma área foi inteiramente reservada para o investimento em empreendedorismo digital, através do espaço Startup & Markers Camp. Ideia que será vivenciada com mais força na edição de 2015. O intuito é apoiar empresas iniciantes no mercado de tecnologia para que a Campus Party colabore, a longo prazo, com ações que fomentem o desenvolvimento do Brasil.


SERVIÇO

Campus Party

Data: 23 a 26 de julho

Local: Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho, Olinda – PE, 53111-970

Ingressos: R$ 215

Site: http://recife.campus-party.org

 

*Via assessoria