SeturPE lança três novos guias turísticos

 

Com o objetivo de dar mais um passo em direção à interiorização do turismo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou na manhã desta quinta-feira (11) três guias turísticos: Arte em Pernambuco – Caruaru, Arte em Pernambuco – Tracunhaém e Rota do Rio São Francisco. O evento aconteceu no Polo Comercial de Cararu e contou com a presença do secretário da Setur-PE, Romeu Batista, do presidente da Empetur, André Correia, da presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Lucia Lima, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Eric Veloso, além dos membros do Conselho Estadual de Turismo (Contur).

“Nosso estado já é reconhecido pelos encantos do Litoral, e por isso o setor precisa de mais ações que reforcem também as riquezas do interior. A interiorização é de fundamental importância para o turismo de Pernambuco.”, afirmou o secretário Romeu Baptista durante o lançamento dos guias. Ao todo, os guias terão, inicialmente, uma tiragem de 70 mil exemplares.

Caruaru, município escolhido como cenário para o evento, além de ser famosa pelos festejos de São João, por seu polo têxtil em crescimento e pela popular feira, conta com a produção artesanal como forte atrativo da região. Para apresentar a turistas e pernambucanos um panorama da arte na cidade, o guia “Arte em Pernambuco – Caruaru” destaca o talento e a tradição de diversas famílias de artesãos e também de profissionais independentes, além de oferecer dicas de restaurantes, hotéis e atrativos turísticos.

Na ocasião, foram lançados também os guias “Arte em Pernambuco – Tracunhaém” e “Rota do Rio São Francisco”. O primeiro é focado na produção artesanal de Tracunhaém, em especial nas obras feitas com madeira, cipó, fibra e couro, além oferecer informações turísticas sobre atrativos no entorno dos centros de produção dos artesãos. Já o “Rota do Rio São Francisco” elenca a diversidade de atrações turísticas da região, incluindo as paisagens do rio e suas ilhas, cultura indígena, diversidade gastronômica e roteiros culturais, de ave ntura e negócios. Para isso, são contemplados no guia os encantos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Itacuruba, Petrolândia e Tacaratu.

“Antes da produção de cada guia turístico, a equipe da Empetur percorre diversos municípios, fotografa as regiões e desenvolve com empenho rotas para diversos perfis de visitantes. Para nós, é muito importante apresentar de uma só vez três rotas que abordam temas relevantes para o turismo”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.

A identidade visual dos três guias foram inspiradas no Movimento Armorial, como homenagem ao criador do movimento,Ariano Suassuna. “Cada curva, traço e cor das páginas dos guias trazem a expressividade do Movimento Armorial. É uma forma que encontramos de homenagear o artista que exaltou o nome de Pernambuco através da riqueza da sua arte, e também de deixar o material editorial do nosso turismo com características bem marcantes”, complementa Correia.

*Com informações da assessoria