Nesta segunda-feira (05) acontece o lançamento do livro “Alcides: o trágico fim de um sonho”, do jornalista Raphael Guerra, a partir das 10h, no auditório Gilda Lins, que fica na Editora Universitária, no campus da UFPE.
O primeiro livro-reportagem do jovem autor conta a triste história de Alcides do Nascimento Lins que, com 22 anos superou inúmeras dificuldades, entrou para a universidade e tinha um futuro promissor como biomédico. Entretanto, o rapaz de família simples e humilde foi assassinado na porta de casa, faltando pouco para realizar o sonho tão almejado.
A obra que foi realizada como projeto de conclusão de curso de jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), tem 11 capítulos e é divida em três partes: na primeira, Raphael aborda a trajetória do rapaz a partir do nascimento, infância, várias adversidades e superações, entrada à Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), a visão da imprensa e a aprovação de uma de suas irmãs à universidade. O autor narra, também, a veracidade de uma vida de cheia de dificuldades, onde Maria Luiza do Nascimento, mãe de Alcides, tem enorme participação como incentivadora da educação dos filhos. Na segunda parte, é relatado como foi a comemoração da família por mais uma vitória e logo depois a tristeza do assassinato de Alcides. Já no terceiro e último momento, o jornalista conta o desfecho do crime, investigação policial, inquérito e julgamento detalhado dos presos.
O trabalho foi realizado entre os meses de agosto e novembro de 2010 e passou por uma atualização no mês de junho deste ano, logo após o julgamento dos réus ( João Guilherme Nunes da Costa, condenado a 25 anos de prisão e um adolescente), contendo, inclusive, fotos jornalísticas e exclusivas do acervo da família.
O prefácio é da jornalista Marcionila Teixeira, a primeira a entrevistar Alcides, ainda em 2007, quando ele foi aprovado em 1º lugar da rede pública no curso de biomedicina. A data para o lançamento foi escolhida como homenagem: Alcides completaria 24 anos no dia 05 de setembro.
O livro-reportagem, com 156 páginas, é uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos, a maneira como a criminalidade é discutida; o que pode ou não contribuir para os casos de jovens que matam ou morrem vítimas da violência urbana. A narrativa primordial de Raphael Guerra em “Alcides: o trágico fim de um sonho” é, acima de tudo, uma lição de vida.
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:
Sempre Jovem e Inteligente Como Você!