Com investimentos totais na ordem de R$ 110 milhões, a Companhia Brasileira de Bebidas Premium (CBBP) lança, em abril, o primeiro produto da marca. Uma cerveja Premium pilsen – com nome a ser divulgado próximo ao lançamento – que visa suprir um nicho de mercado que muitas pessoas pensam estar saturado. “Após um ano de estudos, detectamos que havia espaço para uma nova marca de cerveja. Um produto de categoria Premium, mas democrático, com preço acessível a todas as classes”, disse João Noronha, presidente da CBBP.
Inicialmente a cerveja será voltada ao mercado nordestino, com foco em Pernambuco e no Ceará, onde é produzida. Em seis meses deve alcançar todos os estados da região. O produto chegará ao mercado nos três formatos mais tradicionais: 600 ml, longneck e lata. “Hoje, no Brasil, são comercializados 300 tipos de cerveja e aqui no Nordeste, para ser mais específico, apenas 60 destes”, diz Noronha, de olho no mercado e sabendo das dificuldades de enfrentar outras marcas consolidadas.
Para o lançamento, a empresa entrará nos principais pontos de venda de cerveja e trabalhará uma estratégia de marketing forte, com uso de propaganda de televisão, rádio, entre outros. Hoje no Recife, segundo o empresário, as cervejarias disputam 10 mil pontos de venda. “E o nosso diferencial é que somos um produto de qualidade elevada que poderá ser encontrado em todos os locais, de bairros classe A aos mais baixos”, completa.
Para ratificar a diferença entre seu produto e os demais, o empresário cita, por exemplo, o tempo de produção. “Algumas empresas levam entre nove e dez dias para o produto sair da fábrica. O nosso leva cerca de 20. É um processo mais apurado”, fala. O malte vem da Bélgica e do Paraná. O lúpulo é importado. A fábrica, em Pindoterama, no Ceará, tem capacidade de produção de 150 milhões de litros por ano. E num futuro não muito distante poderá ser ampliada.
Para conhecer o produto, a CBBP promoveu ontem à noite, em seu escritório do Recife, degustação com a presença da mestre cervejeira e sommelier Cilene Saorin, expert no assunto, com carreira de 20 anos e passagens por grandes grupos industriais brasileiros e estrangeiros. Ao explicar os conceitos da bebida, Cilene definiu assim: “A cerveja se apresenta bastante delicada, com marcações principalmente de grãos e leveduras. Levíssima, própria para consumo em bons volumes”. Uma nota positiva. A nossa também.