Cabeça de Touro desfila sábado, 26 de fevereiro, com 12 trios elétricos

 


 

Completando 24 anos de história, a Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro, do Engenho do Meio, sai às ruas no próximo sábado 26 a partir das 12h.

 


 

Completando 24 anos de história, a Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro, do Engenho do Meio, sai às ruas no próximo sábado 26 a partir das 12h.

 

A concentração será em frente à Colônia Penal Feminina, às 10h, na Rua Antonio Curado, onde acontece todo o desfile, num percurso de 2,5 quilômetros. Este ano o bloco traz 12 trios elétricos e homenageia Mozart Alves de Lima, porta-estandarte da agremiação há 20 anos e Luiz Guimarães, médico, maestro e compositor de frevo. São esperadas mais de 250 mil pessoas.

O primeiro trio – e único com cordão de isolamento, uma vez que contempla os compradores das camisas do bloco – será puxado pela tradicional Orquestra Super Oara. “Ano passado, Seu Beto, fundador da Orquestra foi homenageado e pode ver de perto a dimensão de nosso bloco e fez questão de abrir o desfile de 2011”, diz Janio Cezar de Moura, presidente do Cabeça de Touro.

Na sequência da primeira atração, vem o cantor Ed Carlos e as bandas Expresso Folia; Renato Barros; Os Cuecas; Asas da América; Banda Lapada; Leva Eu; Beleza Pura; Fabiana e Banda; Banda Cezar Araújo e Matozão e fechando a banda Renner e a Galera. “É uma festa extremamente democrática, com todo mundo junto, sem restrições musicais. Teremos do autêntico frevo, passando pelo brega, axé e pagode”, completa o presidente.

Outro ponto levantado pela diretoria do bloco é relativo à segurança dos foliões. Este ano, inclusive, devido ao número de trios, a saída da agremiação foi adiantada em uma hora. “Além disso, teremos 150 seguranças particulares e definimos, junto com a polícia, que serão 350 policiais circulando pelo desfile e no entorno, além de bombeiros, agentes de trânsito, entre outros”, diz.

O comando de polícia, aliás, experimentará no bairro pela primeira vez o uso de bloqueio pessoal nas principais vias de acesso à festa. Ou seja, haverá policiais revistando quem chega para brincar e, com isso, será evitado a passagem de embalagens de vidro, por exemplo. A perspectiva é de encerrar todo o evento às 19h.

HISTÓRIA

Tudo começou com uma simples partida de futebol. E por que Cabeça de Touro? Porque ao jogar com os amigos uma pelada informal, na Praça Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio, um dos jogadores errou o gol sozinho em frente à barra. E a única explicação para isso, de acordo com seus amigos de bola, era a presença de um par de chifres. E foi feito o batismo: Cabeça de Touro.

À época o bairro era carente de agremiações carnavalescas e diante do fato, cômico como o carnaval, foi idealizada toda a troça que saiu às ruas em 1987 com um pequeno grupo de pessoas. Ao longo dos anos foi crescendo e hoje é considerada um dos maiores blocos de bairro de Pernambuco, arrastando mais de 200 mil pessoas.

SERVIÇO:
O quê: Troça Carnavalesca Mista Cabeça de Touro
Quando: 26 de fevereiro, sábado
Onde: Engenho do Meio, Rua Antônio Curado (a principal do bairro)
Custo: Camisas R$ 15 (dá direito ao cordão de isolamento no primeiro trio, à venda nos pontos comerciais do bairro ou com o presidente)
Hora: A partir das 12h. Concentração a partir das 10h.