Verão começa mais cedo no RecifeFestas populares, eventos esportivos, gastronomia e cultura movimentam a cidade No Brasil, o dia 21 de dezembro marca o início oficial do Verão. Mas o Recife decreta já em setembro, antecipadamente, a abertura da estação mais quente do ano, e prepara uma programação especial para o período. Há opções culturais, festas, festivais gastronômicos, badalação noturna, praia e esportes.
Para começar, que tal uma caminhada em uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil? Na orla de Boa Viagem, aproveite as piscinas naturais de águas mornas.
No roteiro cultural, é possível visitar os diversos monumentos da cidade. Locais consagrados como a Oficina Francisco Brennand, a Capela Dourada, o Museu do Homem do Nordeste, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, a Casa da Cultura e o Instituto Ricardo Brennand (IRB) convidam para uma viagem incrível na história com vieses português, afro, holandês, francês e judaico.
Se preferir uma viagem na história a céu aberto, é só embarcar no famoso passeio de catamarã. Deslizando pelo rio Capibaribe, o visitante conhece as ilhas de Santo Antônio, São José, Boa Vista e as histórias das pontes históricas, manguezais e velhos monumentos do centro do Recife.
Mas se procura um local que tenha contato com a natureza, a capital pernambucana oferece o Parque Dois Irmãos, as trilhas ecológicas do Jardim Botânico do Recife, o parque da Jaqueira ou o primeiro campo de Golfe do Norte/Nordeste no Caxangá Golf & Country Club.
A cidade também oferece programas noturnos para todas as tribos. É possível dançar aos ritmos da tradição pernambucana como o frevo e o maracatu na famosa Quinta no Galo na sede do Galo da Madrugada, arrastar as chinelas no forró de Arlindo dos Oito Baixos ou Sítio Trindade. Visite também o Bairro do Recife para sentir a batida do maracatu, em especial na sexta-feira e no domingo. Para dançar e curtir a música eletrônica, as opções são as boates Metrópole (LGBT), Misty (LGBT), UK Pub, Audrey ou Conselheiro.
Festas populares e religiosas, festivais, exposições, feiras, grandes espetáculos musicais e teatrais ainda completam a diversão da cidade e preenchem o calendário. Durante o mês de setembro a cidade receberá grandes eventos, como a Regata Oceânica Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), o Festival No Ar Coquetel Molotov, Recife Indoor, 9º parada da diversidade de Pernambuco, além do Recife Sabor, que integra mais uma realização da gestão de Turismo do município, o projeto Ano da Gastronomia no Recife.
CULINÁRIA – Na hora da fome, é o momento de degustar a culinária recifense. A capital pernambucana é de encher a boca d´água, não é à toa que é o principal polo gastronômico do Norte e Nordeste e um dos mais importantes do Brasil.
No café da manhã, cuscuz, munguzá e tantos outros quitutes da nossa terra podem ser degustados no Mercado da Madalena. No almoço ou jantar, prato de arrumadinho, uma macaxeira com charque ou uma deliciosa dobradinha no Mercado da Boa Vista. Outra opção é a famosa galinha cabidela no Bar da Geralda, no Morro da Conceição, em Casa Amarela. Se preferir algo mais refinado, os chefs recifenses usam toda a criatividade no preparo da refeição nos mais variados estilos. Entre os restaurantes mais badalados, o Mingus, o É, Spettus, Parraxaxá e tantos outros.
INFORMAÇÃO – O turista que visita o Recife conta com ferramentas para auxiliar a montagem dos roteiros. O mapa virtual é uma ferramenta interativa, funciona com uma televisão de alta resolução, e está localizada no Posto de Informação Turística do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. O mapa também possui uma versão on-line, que pode ser vista no www.mapavirtualdorecife.com.br. Ainda há o folheto Acontece no Recife, que é distribuído quinzenalmente, com informações sobre os programas da cidade, além do site www.acontecenorecife.com.br.
“Recife é o destino completo para quem deseja uma temporada bastante movimentada. Reconhecida pela sua multiculturalidade , a cidade oferece não apenas sol e mar, mas uma infinidade de atrativos para os mais variados gostos.” afirma o secretário de Turismo da cidade, Samuel Oliveira.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura da Cidade do Recife
Fotos: Rafa Medeiros